terça-feira, 3 de março de 2015
Texto de Bruna Corrêa


      Miley Cyrus é sem dúvida uma das celebridades que causam mais polêmicas atualmente. Antes uma estrela teen contratada pela Disney, a garota cortou seus vínculos com a empresa e começou uma nova fase de sua vida, ao cortar o cabelo e começar uma nova linha de músicas que são o extremo oposto do que ela era. Em 2013, a artista mudou seu visual e lançou o clipe de We Can’t Stop, chocando o mundo inteiro e ao mesmo tempo fazendo muito sucesso. A partir daí ela foi cada vez mais adotando um estilo diferente do usual: começou a fazer fotos nua e admitindo que fumava maconha em todas as redes. 

     Emma Watson também começou a sua carreira muito cedo, sendo mundialmente conhecida por ser a bruxinha Hermione na lucrativa série de filmes inspirada nos livros de Harry Potter. Ao contrário de Miley Cyrus, que esteve envolvida em algumas polêmicas ainda adolescente, Emma sempre manteve sua vida pessoal em segredo e seu nome nunca figurou em nenhum escândalo. É bacharel em Literatura Inglesa pela Universidade de Brown, e graduanda em Inglês pela Universidade de Oxford. 
   O que une essas duas garotas - além de serem parte da indústria do entretenimento - é que ambas são ativistas pelos direitos das mulheres. Cyrus é participante fervorosa do Free The Nipple, movimento fundado nos Estados Unidos que visa a legalização do topless feminino nos 35 estados em que ainda é proibido. Além disso, as participantes pregam o empoderamento feminino, um sistema de censura mais leve e a igualdade entre os sexos.  Também feminista, Watson foi eleita em 2014 Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres. Sua primeira campanha é HeForShe, que busca a igualdade entre os sexos e acredita que qualquer gênero pode acreditar no feminismo.

 

Uma matéria do site Papel Pop, do dia 05/02/2015, noticiou o discurso feminista que Miley Cyrus fez para a revista “The Kit”. Na entrevista, ela fala:

  “Eu sou feminista pois sou uma mulher empoderada e quero dar empregos às mulheres. Quero demais que elas sejam líderes e poderosas, mas eu quero o mesmo aos homens. […] Eu acho que as pessoas usaram o termo tanto que ficou confuso para as garotas saberem o que feminismo realmente é. Feminismo é sobre querer ser igual, não acima, não abaixo, igual.”
    Bem parecido com o conteúdo da campanha HeForShe, não? Pois é. Mas, checando os comentários, eu me deparo com este:

Fonte: Papel Pop

     De acordo com esse usuário anônimo, a cantora Miley Cyrus é uma mulher que não se dá ao respeito. Mas o que seria se dar ao respeito? Provavelmente é não postar fotos peladas e nem fumar maconha. O que nos leva ao pensamento: qual é o tipo certo de demonstrar apoio ao movimento feminista?
    A resposta correta - na minha opinião - é a seguinte: não importa! As atitudes devem vir das próprias pessoas. Miley gosta de sair sem blusa, apoiando o Free The Nipple, e tenta passar a mensagem de que as mulheres fazem o que quiserem com seus corpos, porque estes as pertencem. Ela é desbocada e fala dos direitos femininos sem meias palavras para os veículos de comunicação. Emma Watson segue uma outra linha, e é a porta-voz da ONU Mulheres. Ela não expõe seu corpo e nem mostra a língua para aqueles que discordam dela, mas é tão convicta de suas ideias quanto Cyrus.
    O que importa é o que você pensa, o que acredita, e se luta ou não pelas melhoras. Não existe um tipo padrão de comportamento feminista do mesmo jeito que não existe um tipo padrão de ser humano. As pessoas são diferentes, a vertente de feminismo que elas seguem também são. Miley e Emma atingem públicos diferentes, isso traz diversidade e é ótimo!
    Para mim, o que vale é que elas estão espalhando a mensagem. Não importa como se comportam perante a mídia, mas sim o que elas falam - e que a palavra delas atinge milhões de pessoas pelo mundo todo.


BIBLIOGRAFIA:

If Miley Cyrus and Beyoncé want to be feminist, they need to quit the celebrity machine. The Guardian. London, 23/12/2013. Link: http://www.theguardian.com/commentisfree/2013/dec/23/miley-cyrus-beyonce-celebrity-feminist-2013-women

DANTAS, Felipe. Miley Cyrus fala sobre Instagram e feminismo em entrevista. Papel Pop. São Paulo, 05/02/2015. Link: http://www.papelpop.com/2015/02/miley-cyrus-fala-sobre-instagram-e-feminismo-em-entrevista/
FREE THE NIPPLE. Link: http://www.freethenipple.com/
CYRUS, Miley. Biography. Link: Link: http://www.mileycyrus.com/
ONU MULHERES BR. Emma Watson, embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, convoca homens e meninos a participarem da campanha HeForShe. Onu Mulheres, 24/09/2014. Link: http://www.onumulheres.org.br/?noticias=emma-watson-embaixadora-da-boa-vontade-da-onu-mulheres-convoca-homens-e-meninos-a-participarem-da-campanha-heforshe


0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Popular Post

Seguidores