sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Por Bárbara Martins



Ilustração: Vitor Teixeira/ Retirada do site

Muitos fatos que vêm acontecendo atualmente me fazem crer que as pessoas estão opinando sobre o feminismo sem saber realmente do que o assunto trata, e pra opinar sobre alguma coisa, people, é importante conhecer e entender do que você está falando. Muita gente acha que se você é a favor de uma coisa, necessariamente é contra outra, e nesse sentido dizem que não são feministas, mas são a favor do tratamento igualitário e os mesmos direitos exercidos por ambos os gêneros. Opa, tem alguma coisa errada nessa afirmação. Dizer que não é feminista mas que acha que todos devem ter os mesmos direitos é falar que não é feminista, mas é feminista. Feminismo é a luta por direitos iguais entre homens e mulheres. Feminismo não prega ódio contra a população masculina e muito menos é o contrário de machismo. Feminismo não prega a dominação das mulheres sobre os homens. O feminismo está relacionado com a liberdade. 


Mesmo sem saber do que se trata o feminismo, tem mulheres que já são feministas apenas por lutarem diariamente contra a dependência emocional e financeira de parceiros autoritários. Estas lutam sozinhas para criarem seus filhos e cuidarem de seus lares. O feminismo pra elas não é uma questão de escolha, é uma questão de resistência, mas, ainda assim, vivemos em uma sociedade patriarcal onde o "feminismo" é tratado como uma palavra que carrega um significado ruim.



Reprodução: Time Out London/ Frase de Emmeline Pankhurst:
"Eu prefiro ser uma rebelde do que uma escrava". (Tradução livre)

O que vem chocando a sociedade feminista é o fato de mulheres consideradas inteligentes, intelectuais e bem instruídas dizerem não fazer parte do movimento por acharem, basicamente, que o feminismo não é o tratamento igualitário entre os gêneros. Foi o que aconteceu em uma infeliz entrevista da atriz Meryl Streep ao site Time Out onde ela afirma que não é feminista, mas, sim, que é "humanista, partidária do equilíbrio (entre os gêneros) agradável e fácil" (TIME OUT, 2015). Bom, até onde eu sei, quem se diz humanista defende a ideia do ser humano acima do sobrenatural, de dogmas religiosos, das superstições, dentre outras coisas que não se encaixam na abordagem do equilíbrio de direitos entre os gêneros. Além disso, essa afirmação gerou uma polêmica ainda maior pelo fato da atriz estar lançando no cinema o filme Suffragette (2015), que teve sua estreia agora em outubro, onde ela interpreta a líder do movimento sufragista britânico Emmeline Pankhurst, a qual, juntamente com suas companheiras, luta pela conquista do voto feminino no final do século XIX e início do século XX.

Ao mesmo tempo em que Meryl Streep nega o feminismo, ela se posiciona contra a desigualdade de gênero na indústria cinematográfica, assim como, ainda na entrevista para a Time Out, ela defende a ideia de que é necessário a mulher estar presente na mesma proporção que os homens para discussões diversas.

"Os homens deviam olhar para o mundo como se algo estivesse errado quando suas vozes predominam. Eles deviam sentir isso. As pessoas em agências e estúdios, assim como em conselhos parentais, precisam olhar em volta das mesas e para as pessoas que tomam decisões e sentir que algo está errado se metade dos seus participantes não são mulheres. Nossos gostos são diferentes, o que valorizamos é diferente. Não melhor, só diferente".

 Assim como a atriz Meryl Streep, a cantora Lady Gaga não se considera feminista por achar que "usar maquiagem, e ter coisas cheirosas e beijáveis no meio das pernas é algo fortalecedor" (TERRA, jan. 2015). Porém, o feminismo não prega que a mulher tem que deixar de usar batom, salto ou ter a sua liberdade sexual reprimida, ele apenas oferece a possibilidade de usar maquiagem, etc, quando quiser. O feminismo defende a liberdade e o direito de todos viverem sem receberem palpite de como devem se comportar e agir.

Outra famosa quem tem a versão distorcida do movimento feminista é a atriz Shailene Woodley, conhecida, principalmente, por ter sido protagonista em filmes como A culpa é das Estrelas (2014) e Divergente (2014). Segundo uma entrevista que Shailene deu para a revista Timeela diz que não se considera feminista porque ama os homens e acha "que essa ideia de tirar o poder deles e dá-lo às mulheres nunca vai funcionar, porque precisamos de equilíbrio". (TIME, mai. 2014)

A fim de esclarecer algumas dúvidas e ajudar a entender se você realmente é feminista, há um teste com perguntas simples para se fazer.

Então, bora lá!

  • Você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho?
  • Você concorda que mulheres devem ter direito a votarem e serem votadas?
  • Você concorda que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, e que essa decisão não pode ser imposta pelo Estado, pela escola nem pela família?
  • Você concorda que mulheres devem receber a mesma educação escolar que os homens?
  • Você concorda que cuidar das crianças seja uma obrigação de ambos os pais?
  • Você concorda que mulheres devem ter autonomia para gerir seu dinheiro e seus bens?
  • Você concorda que mulheres devem escolher se, e quando, se tornarão mães?
  • Você concorda que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido?
  • Você concorda que atividades domésticas são de responsabilidade dos moradores da casa, sejam eles homens ou mulheres?
  • Você concorda que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo?


E ai!? Respondeu sim para tudo? Então você é feminista!

No geral eu vejo que as pessoas têm medo da palavra FEMINISMO. Porém, não há nada que temer. O feminismo não é um conjunto de regras a serem seguidas, muito pelo contrário. O feminismo é o hábito de discutir, de conversar sobre determinado assunto e cada um exerce o "ser" feminista de acordo com seu próprio método.

Foto: Michael Buckner/ Getty Images


Deixo, por fim, um vídeo bem interessante (!!!) da escritora Chimamanda Ngozi Adichie defendendo que todos devemos ser feministas, o qual a cantora Beyoncé se inspirou para fazer a sua música Flawless que tem uma frase extraída da conversa de Chimamanda: "Feminista: pessoa que acredita em igualdade social, política e econômica entre os sexos".



FONTES:

UOL. Meryl Streep causa surpresa ao declarar em entrevista que não é feminista, 30/09/2015. Disponível em <http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2015/09/30/meryl-streep-causa-surpresa-ao-declarar-em-entrevista-que-nao-e-feminista.htm>

FERREIRA, Tati Reuter. Meryl Streep declara que não é feminista. 02/10/2015. Disponível em <http://planofeminino.com.br/meryl-streep-declara-que-nao-e-feminista-mas-humanista/>

ROCHA, Nathalia. Meryl Streep e o privilégio branco. 08/10/2015. Disponível em <http://www.fridadiria.com/meryl-streep-e-o-privilegio-branco/>

DOCKTERMAN, Eliana. Shailene Woodley on Why She's Not a Feminist. 05/05/2014. Disponível em < http://time.com/87967/shailene-woodley-feminism-fault-in-our-stars/>

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

Popular Post

Seguidores